pesquisa

Equipe da UFSM que recupera respiradores busca mais equipamentos para conserto

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: UFSM (Divulgação)/

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem atuado na recuperação de ventiladores pulmonares que estão estragados e em desuso. A ação se estende por todo o Estado, e vem acontecendo desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020.

Março já acumula mais de 100 óbitos associados à Covid-19 em Santa Maria

O fluxo de respiradores a recuperar vem diminuindo bastante, porém, eles são extremamente necessários para o tratamento da Covid-19. Por isso, o grupo segue em busca de mais equipamentos que possam voltar ao uso. O trabalho é realizado de forma gratuita e, em caso de necessidade de compra de peças, a UFSM buscará doações ou entrará em contato com a instituição proprietária do equipamento para viabilizar a compra.

Taxa de ocupação de leitos de UTI está em 94,7% na manhã desta quarta-feira

Portanto, caso alguma instituição tenha ventilador pulmonar que precise de manutenção ou equipamento antigo ou, ainda, descartado, é só entrar em contato pelo WhatsApp (55) 99169-7407. A equipe da UFSM irá combinar a forma de envio ou a busca destes materiais. Os equipamentos devem ser enviados juntamente com os acessórios disponíveis.

Em um relatório parcial dos trabalhos de recuperação de ventiladores pulmonares, o grupo informa que foram recebidos 28 respiradores ao longo do período de atuação. Destes, 20 foram recuperados, seis não conseguiram ser recuperados, e dois seguem em conserto. Na tarde da última terça-feira, um equipamento para uso infantil foi entregue em Santiago.

* Com informações da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cruz Alta começa a vacinar idosos a partir dos 70 anos nesta sexta

Agências FGTAS/Sine de municípios em cogestão podem reabrir a partir desta quarta-feira Próximo

Agências FGTAS/Sine de municípios em cogestão podem reabrir a partir desta quarta-feira

Geral